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O que é Google Analytics?

Provavelmente já ouviu falar do Google Analytics, a ferramenta de monitorização e análise de sites, lojas online e aplicações mais popular do mundo. Mas sabe o que ela faz? E como pode usá-la para melhorar a sua estratégia online? Este artigo explicará o que é esta ferramenta, as suas principais vantagens e funcionalidades, e como pode começar a usá-lo imediatamente.

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O que é Google Analytics e por que precisa usar essa ferramenta

O Google Analytics, uma ferramenta gratuita da Google, embora também tenha versão paga e permite que recolha, organize e visualize dados sobre o comportamento dos utilizadores em sites ou aplicações. Ao usar o Google Analytics, pode descobrir quantas pessoas visitam o seu site, de onde vêm, quais são as páginas que visitam, quanto tempo permanecem, ações que realizam e informações demográficas.

Compreender o público-alvo, avaliar o desempenho do seu site, testar hipóteses, medir resultados e tomar decisões com base nesses dados é vital. Por isso é essencial utilizar esta ferramenta para que tenha informações sobre os seus clientes.

Quais são as principais vantagens e funções do Google Analytics?

O Google Analytics tem muitos benefícios e funcionalidades que podem ajudá-lo a alcançar os seus objetivos e melhorar a sua presença online. Veja os seguintes exemplos:

  • Tráfego: fornece informações sobre a taxa de rejeição, a duração média da sessão, o número de páginas por sessão e outros indicadores de tempo gasto no site.
  • Origem: pode identificar as principais fontes de tráfego para o seu site. Essas fontes podem ser orgânicas (por exemplo, pesquisa no Google), pagas (anúncios online), diretas (digitando o endereço do site), sociais (Facebook ou Instagram) ou outras (referências de sites ou e-mail marketing).
  • Público: obter informações adicionais sobre os visitantes, incluindo idade, sexo, localização, idioma, interesses, dispositivo, browser e sistema operativo.
  • Conteúdo: ver quais páginas são as mais acedidas, populares, compartilhadas, geram mais conversões, têm maior taxa de rejeição e têm mais tempo de permanência.
  • Conversão: definir e observar os objetivos do seu site, incluindo vendas, leads, downloads, registros, visualizações de vídeos e muito mais. Além disso, pode construir um funil de vendas e ver cada etapa do processo de compra do cliente.
  • Otimização: realizar testes A/B para comparar várias versões de uma página ou elementos de um site e determinar qual delas tem o melhor desempenho. Além disso, é fácil e rápido criar e executar esses testes com o Google Optimize, uma ferramenta integrada ao Google Analytics.

Como começar a usar o Google Analytics

Para começar a usar o Google Analytics, você deve seguir algumas etapas:

  • Criar uma conta: para criar uma conta da ferramenta, você precisa ter uma conta do Google e aceder ao site do Google Analytics. O nome da sua conta, o nome do seu site ou app, o endereço do seu site, a categoria do seu negócio, o fuso horário e outras informações devem ser fornecidas.
  • Instalar o código de rastreamento: deve copiar e colar o código no seu site ou aplicação. Esse código enviará os dados do utilizador para o Google Analytics. Pode instalar o código manualmente, alterando o HTML do seu site, ou pode usar um plugin do WordPress, como o Site Kit, ou uma ferramenta, como o Google Tag Manager, que facilita o processo.
  • Explorar os relatórios: deve depois esperar algumas horas ou dias para que o Google Analytics comece a recolher e exibir os dados dos utilizadores. Ao navegar pelos menus e seções da ferramenta, pode ver as informações que mais lhe interessam. Além disso, tem a capacidade de personalizar os relatórios e adicionar painéis, filtros, alertas, segmentos e outras características.

Conclusão

Pronto, agora já sabe o que é o Google Analytics e por que precisa de usá-lo. O Google Analytics 4 é uma ferramenta poderosa e avançada para a análise de dados num negócio online. Existem outros softwares pagos e gratuitos que permitem outras funcionalidades como por exemplo o Adobe Analytics, MixPanel e Matomo. Outros como Microsoft Clarity e Hotjar permitem gravar o que os utilizadores fazem no site. Para redes sociais existem o Quintly e Social Bakers. Se ainda não usa uma ferramenta de analytics é uma boa oportunidade de começar.

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Ricardo Valentim

Digital Marketer

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